10 dicas para o seu site aparecer no Google

O mercado digital é algo que cresceu ao longo dos anos, e possibilitou que muitas pessoas pudessem se inserir no empreendedorismo. E os grandes responsáveis pela visibilidade de um empreendimento digital são os sites. Mas você conhece a importância de um site otimizado? Hoje em dia, ele é uma ferramenta fundamental para quem quer ter um bom tráfego.

Um site otimizado é o que vai diferenciar o seu site de outros milhões existentes na rede. Mas não é todo mundo que entende sobre técnicas de otimização. Por isso, hoje vamos te dar dicas sobre coisas que um site otimizado deve ter. Venha conferir!

O que é um site otimizado?

Se você é novo em relação a essa história de empreendedorismo digital, então vale a pena dar uma pincelada no que quer dizer um site otimizado.

Trata-se de um site que conta com técnicas SEO, especializadas em “moldar” um site ou blog para que ele receba o maior número de acesso possíveis. Essas técnicas (SEO) podem ser consideradas as grandes responsáveis pelo sucesso que os empreendimentos digitais vêm fazendo nos últimos anos.

Quanto precisarei investir?

Se você está começando seu site agora, e está preocupado porque não tem muito dinheiro para investir nele, fique tranquilo. Tudo o que você precisará através de nossas dicas, é disposição para aprender.

Isso mesmo! Não será preciso desembolsar nada para aprender sobre coisas que um site otimizado deve ter.

1. Qualidade do conteúdo

Um site otimizado deve ter, acima de tudo, um bom conteúdo. Procure por conteúdos que estejam em alta no momento, seja lá qual for o tema do seu site, sempre haverá uma novidade para ser publicada, e o público adora novidades, por isso, invista nelas.

2. Organização do conteúdo

De nada adianta você tratar de um assunto super atual se não souber qual é a abordagem certa para atrair a atenção do público. O conteúdo precisa estar estruturado de uma forma estratégica, na linguagem dos internautas.

3. Intertítulos

Hoje em dia na internet, ninguém quer ficar perdendo tempo lendo um texto enorme. Por isso, o ideal é que se o seu site publique um texto muito grande, que ele seja dividido em intertítulos.

Dessa forma, existe uma divisão, e o internauta ainda pode se dar ao luxo de só ler os tópicos que mais interessam a ele. Infelizmente, ninguém para pra ler nada mesmo, o melhor que você tem a fazer é aceitar e recorrer à melhor solução para que seu site receba muitas visitas.

4. Palavras-chave

Uma técnica de SEO muito utilizada pelas pessoas é o uso de palavras-chave no conteúdo do site. Um site otimizado é repleto de palavras assim, afim de que, quando alguém pesquise por essa palavra no Google, ele esteja em um bom lugar no ranking dos links mais indicados.

Essa dica é extremamente importante, não se esqueça: Um site otimizado deve contar com palavras-chave!

5. Evite Plágio

Na verdade, nunca plagie conteúdo de nenhum outro site. Primeiro porque essa prática é considerada um crime, e segundo que não há como você se destacar oferecendo um conteúdo que outra pessoa já oferece.

Um site otimizado, ainda que trate sobre o mesmo assunto que outros vários sites, deve procurar sua própria forma de organizar o conteúdo e disponibilizá-lo ao internauta.

6. Plágio do seu próprio site

Outra coisa que você não pode fazer, porque não é bem reconhecido pelo Google, é copiar um conteúdo anterior do seu site e repostar. Isso também é reconhecido como plágio, então o melhor que você tem a fazer é buscar uma forma mais atualizada de falar sobre o que deseja, ainda que baseado em uma publicação antiga de sua própria autoria.

7. Uso de imagens

Um site otimizado precisa conter imagens. Elas dão uma quebrada naquele visual cansativo que o texto sozinho dá ao site, e também são uma estratégia para prender a atenção do internauta.

7.1 Otimize suas imagens

E não basta colocar imagens no site, você precisa otimizá-las. Mas, por que? Bom, porque o Google leva muito em conta esse aspecto. Se a imagem não estiver otimizada, seu site demora mais tempo para carregar, e, nesse curto período, corre o risco de o internauta desistir e procurar outra página.

Por isso, procure verificar se as imagens estão equilibradas no que se refere à peso e qualidade. Caso você precise de uma ajuda, já existem muitos programas e aplicativos que realizam a otimização automática das fotos, basta pesquisar um pouco.

8. Links internos

Outra coisa importante que um site otimizado deve ter são links externos. Isso porque eles garantem que o internauta passe mais tempo no seu site, além de fazer com que eles obtenham informações interessantes, e fiquem mais satisfeitos com a experiência de acessar seu endereço

Suponhamos que você esteja falando sobre moda e as novas coleções sustentáveis, e há poucos dias tenha publicado um artigo sobre sustentabilidade que tem tudo a ver sobre o que você está falando agora.

Que tal achar um ponto estratégico e oferecer esse link para que o internauta acesse? Dessa forma, você e ele saem ganhando.

9. Redes Sociais

Um site otimizado não pode deixar de estar presente nas redes sociais. Se você quer atingir o público, precisa estar no mesmo lugar que ele, e hoje em dia, quase ninguém deixa de ter, pelo menos, uma rede social ativa.

Crie perfis nas redes sociais mais bombadas, e deixe-os em evidência no seu site. Isso cria também uma relação de proximidade com o internauta, que se sente mais confortável para te consultar sobre dúvidas ou até sugestões.

10. Clareza na URL

Quando digitamos um site específico na internet, forma-se uma URL no endereço, que identifica qual site e em qual parte dele estamos. Existe uma forma de renomear essa URL, que normalmente é composta por números em código.

A dica é deixar a URL mais clara possível, para que o internauta saiba onde ele está e para onde está indo.

Se o seu site é sobre dicas de como lidar com animais em casa, por exemplo, e você configura a URL para www.mundoanimal.com.br/dicasparatercachorroemapartamento , o internauta vai saber que está navegando em um endereço de confiança

Essas foram nossas dicas sobre coisas que um site otimizado deve ter. Espero que você tenha gostado. Aproveite!

Gostou? Compartilhe!

Comentários