O que é Google Ads

Google Ads, anteriormente chamado de Google AdWords, é simplesmente a plataforma de anúncios do Google – um sistema que você investe dinheiro para fazer com que o seu produto e/ou se serviço se destaque nos resultados de busca.

O Google Ads lidera o mercado de mídia online!

Quando você precisa fazer uma pesquisa na internet, qual buscador você usa? Google, é claro!

Uma pesquisa do Serasa Experian revelou que nada mais nada menos que 92,15% do mercado brasileiro utiliza o Google para fazer suas pesquisas. Quem ficou em segundo lugar? O Bing com 3,67%. Dá até para fazer piada, né? Pois é, “ou é o Google ou é o Google, cara.  Ele não tem concorrente!

Outro dado importante: mais de 35% das pesquisas de intenção de compra iniciam-se pelo Google. Bom, visto isto, não resta dúvida que o Google é uma das melhores vitrines para você você expor seu produto e/ou serviço, certo?

Mas Afinal, Como Anunciar no Google?

Em primeiro lugar, antes de pensar em anunciar no Google Ads, entenda onde os seus anúncios podem ser exibidos

O Google possui uma Rede de Publicidade: um grupo de mais de 2 milhões de sites, vídeos, e aplicativos onde o seu anúncio poderá ser exibido. Esse grupo abarca mais de 90% dos usuários da internet em todo o mundo.

Pense que você pode impactar as pessoas não só quando elas pesquisam no buscador do Google, mas também no momento em que elas estão navegando em seus sites favoritos, verificando sua conta no gmail ou usando algum aplicativo.

Portanto, Rede do Google significa todos os lugares onde seus anúncios poderão ser exibidos:  não apenas no site do Google, mas em outros canais – sites parceiros, aplicativos e etc. E a exibição dos seus anúncios dependem do tipo de Campanha que você irá escolher: só para Rede de Pesquisa, dentre outras.

Basicamente, a Rede de Publicidade do Google está dividida em 2 grandes grupos:

  • Rede de Pesquisa: pesquisa do Google, Google Maps, Google Shopping e sites de pesquisa que fazem parceria com o Google para exibir anúncios.
  • Rede de Display: sites do Google, como YouTube, Blogger, Gmail, Play Store, além de websites parceiros de pesquisa em toda a Internet.

Visto isso, continue lendo para obter conhecimento do básico que você precisa saber!

Formatos de Anúncios do Google Ads

Os formatos de anuncio variam de acordo com o tipo de campanha que você irá escolher e, considerando os dois grandes grupos de Redes o qual citei acima, existem variações para você escolher no momento em que for configurar a sua Campanha, são elas:

  • Rede de Pesquisa, Rede Display, Rede de Pesquisa com exibição em Display, Google Shopping, Vídeo e Aplicativo Universal.

Perceba que o tipo de Campanha determina onde o internauta poderá ver o seu anúncio. Quando você for configurar a sua campanha, terá que escolher um desses tipos e também um subtipo, que inclui: Padrão, Todos os Recurso, Objetivos de Marketing.

Os subtipos irão determinar quais os formatos de anúncio você poderá criar, sendo assim, você pode se concentrar nos recursos mais relevante de acordo com as metas da sua empresa.

Mas independentemente do Tipo de Campanha, basicamente, os formatos de anúncios se distinguem em:

  • Texto: Somente palavras – texto que aparece ao lado dos resultados de pesquisa com link para redirecionamento de página
  • Responsivo: anúncios que ajustam automaticamente o próprio formato, de acordo com a tela do usuário
  • Gráfico: imagens e elementos estáticos ou interativos
  • Vídeo: vídeos autônomos ou streaming de vídeo
  • Shopping: foto do seu produto, preço e outras informações
  • Promoção de Aplicativo: anúncios que aparecem especificamente em aplicativos
  • Anúncios só para Chamadas: o número de telefone tem destaque no anúncio e  basta clicar para realizar a chamada telefônica sem necessidade de digitação.

Saiba mais sobre o formato de anúncio para cada tipo de campanha, acessando o suporte do Google

Resultado de Busca do Google

Mas e se eu quero aparecer apenas nos resultados de busca do Google?

É simples, basta você optar pela Campanha “Rede de Pesquisa”, definir as palavras-chave para quais o seu anúncio aparecerá. Assim, toda vez que as pessoas pesquisarem por determinada palavra, seu anúncio estará dentre todos os anúncios que possuem a mesma palavra-chave.

Formato do Anúncio

Seus anúncios na Rede de Pesquisa, basicamente, devem conter: Título, Descrição e URL destino (ambos com um mínimo de caracteres, seguindo diretrizes do Google)

Exemplo

 

 

Como Melhorar a Posição do Meu Anúncio no Google?

A mecânica para ranqueamento no Google, funciona assim:

Imagine que o Google Ads funciona como um leilão onde os anunciantes fazem lances em troca de visibilidade, mas isso não significa que apenas os anúncios com lances mais altos terão presença online.

O Google possui uma tecnologia inteligente, a qual combina uma série de fatores para classificar a posição do anúncio. Acho importante ressaltar esse fator, pois 94% dos usuários do Google não costumam passar da primeira página quando realizam suas pesquisas.

Entretanto, antes de criar o seu anúncio, é fundamental que compreenda pelo menos o básico sobre essa tecnologia inteligente usada para classificar a relevância dos anúncios ativos no Google Ads.

Essa tecnologia do Google chama-se "Ad Rank" e, basicamente, combina “índice de qualidade X Lance (CPC máximo – custo por clique) “

A avaliação do Google acerca do índice de qualidade gera uma nota que vai de 1 à 10. Essa avaliação é composta por:

  • ctr (taxa de clique - % de pessoas que clicam no seu anúncio)

  • Relevância

  • Página destino.

Visto isto, entenda que essa nota junto ao lance é o que irá determinar a posição do seu anúncio no Google e, isso significa que mesmo que o lance do concorrente seja mais alto do que o seu, isso não quer dizer que ele irá se destacar caso o índice de qualidade do anúncio dele seja inferior.

Um pouquinho complexo, né? Mas agora você já sabe o básico para anunciar no MAIOR BUSCADOR DO MUNDO.

Orçamento

Vale ressaltar que o Google demonstra resultados estimados com base no orçamento mensal que você escolher. Além disso, caso seu anúncio não tenha clique, você não precisa pagar nada.

Desempenho

Além dessas etapas que você acabou de aprender, tenha em mente que o Google Ads oferece uma série de campos para você segmentar o seu público alvo e definir claramente uma meta, com base nas ações que deseja que seu cliente realize.

Você pode escolher como meta: vendas, leads, tráfego do site, alcance local ou global, dentre outras.

E se ainda assim, você estiver se perguntando:

Porque Anunciar no Google

Preste atenção nesses dados

  • Maior buscador do mundo – alcance ilimitado
  • Anúncios exibidos em mais de 2 milhões de sites/ 650 mil aplicativos.
  • Mais de 1 milhão de empresas usam Google Ads
  • Grande poder de segmentação - audiência qualificada
  • Métricas precisas – vantagem baseada em desempenho
  • Usuários que estão ativamente procurando por algo
  • Sem tráfego, você está invisível na internet

E por fim, num tom de brincadeira, eu diria:

- Se tiver alguma dúvida, Pesquisa no Google!

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