O que é o Facebook Ads e Instagram Ads?

Facebook Ads e Instagram Ads ou, se preferir, Face Ads e Insta Ads, nada mais são do que anúncios veiculados dentro da plataforma Facebook e Instagram.

 

No caso do Face Ads, os anúncios aparecem tanto na parte lateral da página quanto no Feed de Notícias. Já no caso do Insta Ads, os anúncios aparecem no Feed ou nos Stories.

Para ambos os casos, existem formatos de anúncios pré-determinados. Veja abaixo:

Formato de Anúncios para o Facebook – 11 formatos

Com tantos formatos de anúncios, fica difícil definir qual o melhor caminho a seguir, por isso, uma breve explicação:

  • Anúncios da parte lateral -  são um modelo mais tradicional e, neste caso, é importante que sejam bem chamativos e ao mesmo tempo informativos, visando atrair ao máximo a atenção e interesse das pessoas.
  • Anúncios no Feed de Notícias – os anúncios dessa área recebem maior atenção e possuem uma conversão maior, já que ocupam a mesma posição de um post tradicional.

Continue lendo para saber sobre os formatos de anúncio no Instagram.

Formato de Anúncios para o Instagram – 5 formatos

Como falei lá em cima, os anúncios do Instagram aparecem no Feed de Notícias e nos Stories. Mas qual a diferença?

O Instagram realizou uma pesquisa para saber como aproveitar ao máximo os dois formatos e impactar de forma mais eficiente o seu público-alvo.

  • Anúncios no Feed – a pesquisa aponta que 68% dos usuários do Instagram utilizam o feed com o objetivo de informação e descoberta de produtos e marcas. Além disso, o que mais chama atenção é a beleza visual: o conteúdo do feed pode ser na forma de imagem, vídeos de até 1 minuto ou carrossel com mídia variadas. Esse formato fica permanentemente disponível e foi adaptado de acordo com o modo o qual as pessoas navegam no aplicativo - ocupa uma porcentagem menor da tela, dividindo espaço com legendas, comentários e curtidas.
  • Stories –  a pesquisa demonstrou que é interessante atribuir aos Stories conteúdos mais motivadores e criativos e, em último lugar, a beleza visual, já que os Stories retém o público que busca por conteúdos autênticos. Esse formato toma o espaço inteiro da tela e dá a sensação de proximidade em tempo real, desaparecendo após 24h – uma forma mais instantânea de se comunicar com as pessoas, mais indicado para quem busca engajar com pequenos conteúdos.

Bom, agora que você já sabe sobre os formatos de anúncio no Face e no Instagram, precisa aprender sobre os tipos de Campanha. Afinal, fazer as escolhas corretas é decisivo na hora de obter sucesso com o anúncio.

Tipos de Campanha no Facebook e Instagram

O primeiro passo será escolher o objetivo de marketing, que está definido em 3 grandes grupos:

  • Reconhecimento

  • Consideração

  • Conversão.

Se tiver dúvida, basta posicionar o mouse sobre uma das opções e se abrirá uma janela explicativa. Conforme a escolha do objetivo de marketing, a ferramenta irá guiar os próximos passo de forma inteligente.

  1. Conjunto de anúncios: dê nome ao conjunto de anuncio que deseja criar, o painel irá mostrar opções de acordo com o objetivo de marketing escolhido
  2. Painel público: defina as características do público que deseja atingir, dados demográficos, localização, interesses e etc.
  3. Posicionamentos – aqui você deve escolher entre “Posicionamentos automáticos” ou “Editar posicionamentos”.
  4. Orçamento e Programação: escolha quanto gastar por dia (orçamento diário) ou durante toda a campanha (orçamento vitalício), além de programar o período em que ela ficará no ar ou escolher veicular continuamente. A plataforma oferece o um parâmetro da quantidade de pessoas que poderão ser impactadas com o seu investimento.

Enfim, essas são as regras básicas para você criar uma Campanha no Facebook ou Instagram. Você pode se aprofundar melhor sobre cada item através do tutorial oferecido pelo próprio Facebook/ Instagram.

Agora que você acompanhou o artigo até aqui, só não posso deixar de falar sobre a relevância dessas plataformas nos dias de hoje.

Qual a importância de anunciar no Facebook ou Instagram?

Não dá para ignorar os números das duas maiores redes sociais do mundo. Com crescente número de usuários ativos, atualmente,     

Além do volume considerável de usuários ativos, ambas as redes oferecem alta taxa de engajamento, pois possuem um grande poder de segmentação e seus anúncios podem atingir uma audiência muito mais adequada.

Tanto o Facebook como o Instagram, determinam o conteúdo mais relevante para cada usuário com base no histórico de navegação, curtidas, interesses, preferências, entre outros fatores. Vale ressaltar que o algoritmo do Face é tão complexo quanto o do Google.

Contudo, os formatos para consumo de conteúdo publicitário são adequados a experiência de navegação do usuário e isso oferece inúmeras possibilidade para o anunciante: incentivar a instalação de um aplicativo, visualização de um vídeo educativo do produto e/ou serviço e etc.

Alcance seu público alvo num momento de descontração

As pessoas acessam o Instagram para se inspirar e descobrir itens do interesse delas, e isso inclui conteúdo de marcas, produtos e serviços.

Nada melhor do que atingir o seu público num momento de descontração e relaxamento, no qual ele está muito mais propenso a ter afinidade e interagir com o seu produto e/ou serviço.

Posso afirmar com segurança, que essa é a tendência do mercado: uma publicidade transparente, segura e social.

Publicações que geram interação com a marca, autenticidade, estimulam conversas e conexões significativas.

Tanto o Face como o Insta, possibilitam encontrar as pessoas onde elas exploram suas próprias paixões!

Espero que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre como anunciar nas redes sociais e a relevância delas!

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